A Huawei prepara o HarmonyOS para competir com o Windows no setor de computadores. Após consolidar o sistema operacional em smartphones, tablets, TVs e wearables, a empresa anunciou a chegada aos PCs durante um evento promovido em maio. Essa nova fase é um o importante da companhia para ampliar o ecossistema da marca e reduzir a dependência de softwares estrangeiros.
Com o fim da licença da Huawei com a Microsoft, em março de 2025, e a impossibilidade de renovação devido a sanções dos Estados Unidos, a empresa acelerou o desenvolvimento da versão PC do HarmonyOS.
Dessa forma, a Huawei reestruturou completamente o novo sistema com base em arquitetura própria, abandonando qualquer dependência do Android. Além disso, a empresa já apresentou um notebook protótipo rodando essa versão, e o lançamento oficial deve ocorrer ainda este mês.
A Huawei estruturou o HarmonyOS para PCs com base em três pilares: Base, Ecosystem e Experience. O primeiro compreende o kernel proprietário, o motor gráfico Ark Engine, a arquitetura de segurança StarShield e ferramentas de desenvolvimento como ArkTS, ArkUI e DevEco.
Enquanto isso, o segundo oferece e a mais de 150 aplicativos nativos e integração com mais de 2.000 apps do ecossistema HarmonyOS. O terceiro garante compatibilidade com mais de 1.000 dispositivos externos, entre eles impressoras, scanners, mouses e outros periféricos.
Leia também: HarmonyOS Next: sistema operacional da Huawei para PCs pode chegar neste ano
A interface do HarmonyOS apresenta uma estética minimalista, com dock de aplicativos fixo, barra de pesquisa, de atalhos e widgets customizáveis como previsão do tempo, calendário e leitor de músicas.
Nos cantos da tela, o sistema exibe funções conhecidas dos usuários, como controle de volume, bateria, data e hora. Entre os diferenciais, a Huawei incorporou gestos multitarefa, como o deslizamento de três dedos no touchpad ou na tela para alternar ou fechar janelas abertas.
Outro destaque é a integração da assistente virtual Celia AI. Ela executa tarefas como resumir textos, traduzir documentos, extrair dados de imagens e mover arquivos por arrastar e soltar. Dessa forma, começa a mostrar uma tendência ao uso e recursos de inteligência artificial.
O sistema também conta com o HarmonyOS Storage Folder, um novo gerenciador de arquivos que organiza documentos automaticamente. O motor gráfico Ark Engine reforça a experiência visual com animações suaves mesmo com múltiplas janelas abertas. Do mesmo modo, ele permite papéis de parede dinâmicos e temas baseados na natureza.
De acordo com a Huawei, a fluidez e o tempo de resposta do HarmonyOS superam os do Windows, embora análises independentes ainda não estejam disponíveis. A empresa afirma que desenvolveu essa nova etapa ao longo de cinco anos, com apoio de mais de 20 institutos globais, e que já registrou mais de 2.700 patentes.
Acompanhe o nosso trabalho também nas redes sociais;
Siga
a nossa página do Colidernews no Facebook.
Acompanhe nossas matérias no Grupo de WhatsApp.
Saiba tudo do nosso site na pagina
oficial do Twitter ‘X’.
Siga o Colidernews também no Instagram
Faça parte do nosso grupo de notícias no Telegram.
A Huawei lançará o sistema inicialmente apenas na China, com foco em seus próprios notebooks, como a linha MateBook. A longo prazo, a companhia pretende utilizar o HarmonyOS como plataforma unificada entre os dispositivos, espelhando a estratégia da Apple com macOS, iPadOS e iOS. Por fim, a empresa planeja expandir o sistema gradualmente para outros mercados, principalmente na Ásia.
Fonte: Mundo Conectado
Postado por Felipe Carbone l Adrenaline